domingo, 15 de janeiro de 2012

O paciente analfabeto.

Comecei o internato pelo PSF. Era a vontade de todos da turma e não exatamente a minha, mas ok, sorteio é sorteio e lá fui eu para o meu primeiro dia de internato num posto de saúde que fica em uma das regiões mais carentes da minha cidade. O primeiro dia terminou sem grandes problemas ou emoções,  era dia de atendimento normal e só o que peguei foram pacientes com queixas osteoarticulares. Entrava um, saia outro e era tudo a mesma coisa. O segundo dia também foi tranquilo, apareceu um caso de Leishmaniose e uma Contratura de Dupuytren... de resto, só "dor nos ossos" "dor na coluna" "dor nos pés" blah... Agora no terceiro dia o bicho pegou. Era dia de HiperDia, e me dei conta do tanto de pacientes analfabetos ou analfabetos funcionais que saiam de lá sem entender uma vírgula de como tomar aquele "bando de comprimidos". Fiquei mais de cara ainda ao perceber que muita gente não está nem aí pra isso. Mas acontece que se o paciente não entende, o nosso trabalho é feito em vão. Olha, sei não! Sinto que alguém precisa fazer alguma coisa, sabe? Pensei em sugerir a minha preceptora que passemos a fazer receitas ilustradas para esses pacientes, mas está muito no começo e tenho medo de ela me interpretar mal. Tipo, "aquela que já chega querendo fazer mudanças". 
Dei uma olhada na internet e vi médicos que colocam fitinhas coloridas nas receitas e nas caixas dos medicamentos, para que o paciente saiba qual remédio é qual e quantas vezes deve tomá-lo ao dia. Vi também uma outra médica que desenha na receita, ao lado do nome do medicamento, um sol, garfo ou lua e cola o medicamento ao lado para o paciente saber o horário em que deve tomar. Achei ideias muito legais, adoraria poder ajudar os pacientes assim, mas.... vamos ver o que acontece!

1 comentários:

Luana disse...

Mal vejo a hora de começar meu internato! muito bom que vc esteja querendo inovar, dependendo do jeito que vc fala com o (a) preceptor (a), talvez ele (a) veja com bons olhos sim!

Ahhh, sobre a bebida, loucura mesmo, vou fazer mais isso não, falta pouco para meu tratamento acabar. ;)

Bjuuus

Postar um comentário