domingo, 10 de abril de 2011

Estágio - Urologia

Pois bem, funciona assim. Estou no sétimo período (falei isso no primeiro post? Oõ) e então, minha turma foi dividida em grupos de 6 que se subdividem em grupos de 3. Nesse semestre estamos rodando em estágios de Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Clínica Médica, Cx Torácica, Cx Gástrica, Urologia, Medicina Legal e Anestesiologia.
Já passei pela Clínica Médica e não vivenciei nada que de tão interessante, mereça um post aqui. O caso é que essa semana iniciei o estágio em Uro e bem, passei por momentos estressantes e tristes no ambulatório. Apesar de que é claro, foi um estágio muito rico no quesito aprendizagem.
Vamos aos fatos:
Meu grupo não teve a sorte de poder se subdividir essa semana: Tivemos que ficar os 6 juntos no ambulatório. O primeiro paciente foi um senhor, de 75 anos, com queixa de hérnia inguinal e com o PSA de 5,5. A neta relatava que já era o terceiro episódio de hérnia e que ela atribuia isso "a falta de repouso, já que 15 dias depois de operado ele colocava a bacia na cabeça e saia pra vender frutas". Feita a anamnese, fomos chamar o professor para nos auxiliar no exame físico. Com o PSA elevado era meio óbvio que o toque retal seria feito. Combinamos assim: 3 de nós fariam o toque retal naquele paciente, os outros 3 no outro e assim seria. Eu e as meninas concordamos que aquela situação era muito incomoda para o paciente e que como teriam vários outros não precisávemos, os 6, fazer o toque em cada paciente que entrava.
O tempo foi passando e fomos atendendo senhoras, com queixas renais e tal. Até que chegou um outro senhor, 65 anos, PSA de 6,5. Outro toque. Vimos os meninos - que já tinham feito o toque anteriormente - calçar as luvas e uma colega comentou: "De novo? Mas tínhamos combinado..." e, não acreditei ao ouvir a resposta: "Eu não estou nem aí, eu vou fazer de novo, estou aqui para isso e que se dane se o paciente não gostar". Juro que quis morrer ao ouvir aquilo. Acho que não preciso comentar minha indignação com a escrotice de meu colega de grupo. Ok, estamos todos pra aprender, mas aquele não seria o único dia que teríamos em nossas vidas para "aprender" a fazer o toque. Não sei, talvez o problema seja eu. Talvez eu seja idiota demais por acreditar que médicos podem ser mais preocupados com o bem-estar do paciente e tentar ser um pouco mais delicados e sensíveis em sua prática. Sei que é preciso frieza, sei ser fria nos momentos adequados, mas não consigo aceitar que tenhamos que ser insensíveis, simplesmente porque acho que NÃO TEMOS que ser insensíveis. Pronto.
A conclusão que tirei no final do dia, depois de vários absurdos que ouvi, afinal esse relatado foi apenas o primeiro foi: Ou vou ser uma médica muito chata e ruim, ou meus colegas de grupo são uns escrotos.

É isso :S
Um bom restinho de fim de semana, meu povo, haha
Beijos.

1 comentários:

Luana disse...

Poxa vida, muito triste que tenhamos colgeas que pensem dessa forma... Na minha turma isso nunca aconteceu, mas imagino que algumas pessoas lá seriam capazes de dizer algo do tipo. Bom, espero que eu esteja errada, né?
Amooo ler blogs de medicinas, porque só um estudante de medicina para entender bem o que o outro passa! =]

Vou te favoritar!!

Bjoooooos

Postar um comentário